domingo, 6 de maio de 2007

Dia da mãe

Então ao que parece, hoje é o dia decretado para aquele abraço especial à nossa mãe.

"A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day"...

"Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais". in ( http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml )

E o que é que nós fazemos do dia da mãe? Antigamente associavamos este dia à festa de Maria, mãe de Jesus e lembravamos a importancia das nossas mães...Tudo bem, optimo!

Mas nesta sociedade consumista não somos meras pessoas desejosas de agradecer toda a importancia que a nossa mãe tem...somos compradores de alegrias baratas, numa louca correria a lojas para comprar aquele presente que fica bem ofercer neste dia. Se temos um dia dedicado inteiramente às mães não será da nossa inteira responsabilidade lembrarmo-nos de todas as mães que sofrem e que são maltratadas? E que nos paises mais pobres nunca ouviram falar deste dia, vivem cada dia a tentar arranjar um pouco de comida para os seus filhos, os quais ainda lhes respondem com lagrimas de fome e tristeza, doentes de mais para poderem sorrir-lhes.

Será que foi para viver assim neste mundo que as religões se criaram, que as civilizações se desenvolveram e as sociedades se projectaram?Porque se cria uma dia dedicado à pessoa que mais nos ama, dando toda a sua vida para nos fazer felizes, quando mais de metade das mães ja nem tem um sorriso para dar? Será que é a prenda que damos hoje a nossa mãe, comprada com o dinheiro que o nosso pai nos da, que a fará feliz? Não serão um beijo, um abraço ou um mero sorriso superiores a tudo isso?

Obrigado mãe, por tudo aquilo que és!

2 comentários:

Anónimo disse...

Para ser sincera...não sabia de como é que tinha surgido este dia, e como pessoa sensivel que sou até me comovi ao saber, lool... Mas realmente deveremos pensar sim, em dar muito carinho à nossa mãe não só neste dia mas todos,pois ela faz por vezes um esforço imenso para nos dar tudo,é a pessoa que nos alimenta desde o primeiro dia da nossa existencia, por vezes tira da boca dela comida para nos dar...concordo que uma prenda comprada nas lojas não terá valor algum a comparar com o carinho, com um abraço,um beijo, um simples sorriso que lhe podemos dar. Agora não só falando na mãe, o pai também tem muita importancia ambos são as pessoas mais importantes que existem, e para mim têm imenso valor, por isso devemos dar não só o beijo a mãe mas tb ao pai, todos os dias são dias deles... e nosso tb. Obrigado pais...

Anónimo disse...

Assim é k é moços... as mães acima de tudo...e não se ponham aí já a pensar coisas que o daltónico é k é meio perverso... fikem bem a satirizem muito... http://apoiodosocial.blogspot.com