sexta-feira, 18 de maio de 2007

Comunicação Social

A minha critica de hoje dirige-se literalmente e com tada a dedicação à comunicação social, tanto a nivel mundial como nacional. Respondam-me a esta pergunta: Se não houvessem escandalos como os de Madleine ou da guerra no Iraque o que é que os jornalistas relatavam e escreviam?Um gajo faz zapping e muitas vezes cada canal diz uma história diferente e fazem um directo só para dizer que que o suspeito entrou em casa, foi ao supermercado ou que foi ao hospital com gunurreias. Eu na minha opinião penso ser mais importante um apanhado do que tem acontecido do que massacrarem o espectador, a familia e os amigos da criaança com o que está a acontecer. Em nome da liberdade de impressa estão pessoas do outro lado a sofrer.



Mas o problema maior é que a Comuinicação social parece que nos trata como parasitas, alimentando-nos cada dia com um bocadinho da nossa felicidade. porque por um lado as pessoas querem saber o que se passou, e o medo de afectar a familia ainda as deixa mais tementes. Será que os jornalistas são o rambo para se amarrarem as lianas e aparecerem com uma AK47 e nos salvarem a todos? A vida tem destas coisas, todos os dias há raptos, roubos e assaltos...mas continua-se a tratar cada caso com aquela falta de rigor e objectividade que se aprede nas aulas de portugues quando damos as noticias.



Dá impressao que existe falta de problemas no mundo, então aguentam as coisas a ver até onde a laranja dá o sumo. Vou dar só alguns exemplos: fome, guerra, injustiça social, desemprego, racismo, revoltas religiosas, aquecimento global. São factos que acontecem todos os dias e que, bem rettirados davam semrpe noticias...mas não da, senão a maquina politica começa a roer os calcanhares das cadeias de televisão, jornais e rádio e lá vão os gajos para a rua.



Nós no Iraque já chagamos todos a conclusão que cada dia morrem mais pessoas, aquilo parece um campo de batalha...mas cotinua a ser imagem de marca. Será que é para enjoar as pessoas quando estão a jantar? o caso do enforcamento do Sadam...todas as pessoas têm direito a morrer em segundo uma sentença decretada pelo tribunal. Porque exibir isso para o mundo? os outros terroristas terão chorado com isso? Esperem, não é por nada, mas eles foram ensinados a não ter sentimentos. Porque é que um filme como "O erro de Darwin" dá na RTP 2 a horas que ninguem vê ou que estão simplesmente ocupados a ver "A Bela e o Mestre". Este o pequeno documentário que revela as privações que as pessoas passam nas margens do maior lago de Africa, o lago Vitória, face a uma enorme abundancia de peixe. Enquanto o peixe é exportado para a Europa. os miudos andam a procura das espinhas para poderem comer. Porque é que estas coiasas não passam na televisão? Porque é que os paises desenvolvidos esquecem que existe a Africa, a Amercia central e do Sul ou ainda a India? Será que os esquecem pela corrupção que aí existe ou será essa corrupção um motivo para as nações desenvolvidas os dominarem? Porque é que quando há uma visita da ONU, para os refugiados ou para a tuberculose, falando agora só no engenheiro António Guterres e no Ex presidente da Republica, Jorge Sampaio, os encarregados dessas pastas. Porque é que as noticias só mostram eles a apertarem as mãos aos refugiados quando deviam dar mais importancia aos problemas que as pessoas passam, à fome e as ameaças de violações...?

É nessas alturas que não interessa chocar a nossa sociedade com os problemas que outros passam e que estão bem longe na nossa imaginação. Será que devemos continuar a pensar numa cominicação social de emoções e que pertende vender mais....ou uma informação que nos ponha a par dos porblemas mundias? Se isto é uma aldeia global porque é que não sabemos os problemas que ocorrem na casa do vizinho?

Fikem bem

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens vortex ;)

De facto, a comunicaçao social eh uma "desgraça"..p ex a televisao apenas espreme os lados emocionais das historias e repete a mma noticia milhares d vezes durante a emissao...so p captar audiencias..e mm os proprios jornalistas n sao objectivos..tudo tem, nem um bocadinho q seja, da sua opiniao..

bem e os jornais? contam-se pelos dedos d uma mao os q n "oferecem" cenas (os quiosques mais parecem bazares) e aqueles q fazem um bom destaque na primeira pagina..pq a maioria..assim cm a televisao..."bora la po lado sentimental"!!

quanto a bons documentarios e filmes a horas tardias..isso nem comento!! a televisao smp foi assim..interessa passar o "lixo" em horario nobre, pq esse so tem mm audiencias pq cm n da nada d jeito as pessoas la veem isso..enquanto q o q eh realmente bom..tem pcas audiencias p motivos obvios...da super tardeeeee e o Ze Pestana n nos deixa ver.. x)

Fica bem :) **

Anónimo disse...

HALLO!
Realmente a nossa comunicação social, tem o lado emocional a transbordar por tudo qnt eh sitio.

Esta noticia que já faz história no nosso país e que é comentada a tds as horas por toda a gente e incluindo a comuniacação social, o caso da Madeleine, na minha opinião foi uma maneira de Portugal, principalmente o Algarve, não perderem o turismo então sendo a comunicação social muito importante nestas situações mostraram-se tds muitos interessados por este caso...Enquanto isto se passava na Europa, muitas crianças, adultos e idosos estavam a morrer em África, na India (...)todos os dias, mas nestes ultimos dias para a nossa comunicação social só se passava isto no mundo...enfim a comunicação social como td a televisão eh um negócio e isto eh boas noticias para amolecer o coração do ser humano,loOL.

Por vezes qnd não existem noticias deste tipo, como raptos, violações, desaparecimentos que acontecem tds os dia, as noticias são do tipo, a grande manchete: "SOCRATES ESCAPA A ACIDENTE GRAVE, comitiva do primeiro-ministro foi apedrejada ao quilomentro 247 da A1 perto da Albergaria, distrito de Aveiro. Chefe do Governo não seguia na viatura." interessante, pois escapou ao acidente, não aconteceu nada,repare-se "escapou"; mas este tipo de noticias são optimas para uma grande manchete..hummm.Qnd não há mais noticias para dar...

Outra coisa é a má progamação; montes de telenovelas seguidas umas as outras que até já aborrece,axo que podiam apostar num bom filme possivel de ver em familia pa passar a seguir a uma telenovela; e não telenovela seguida de telenovela...Enfim quem quer bons filmes tem que estar acordado até as tantas. ISto é a nossa televisão(...)

Parabens Vortex, optimo post ;)
*****