sábado, 26 de maio de 2007

Allgarve

Recuando aos tempos mais remotos podemos dizer que por aqui passaram muitos povos. Primeiro vieram os Fenicios e os Cartagineses que formaram os primeiros povoados, depois os romanos. Posteriormente os povos germanicos até aos arabes.

"As regiões espanholas e portuguesas outrora conhecidas por "al-gharb al-Andaluz" eram o mais importante centro muçulmano da época da "Hispânia Islâmica", sendo assim o centro islâmico da cultura, ciência e tecnologia. Nessa altura, a principal cidade da região era Silves"

Calma aí....cultura, ciência,tecnologia....ah akelas cenas dos poços e das noras...sei. Então e onde ée qeu se mete os turistas? não se fala de mouros que tenham vindo para aqui para apanhar sol ou inaugurar a rua dos bares! Parece que o Algarve em condições para ser uma região rica em cultura e tecnologia...aquelas regiões que nao têm de fechar as portas durante 9 meses no ano.

Ou seja, o Algarve é sempre visto como a "a praia, o sol....as bifas"; como aquela região que aparece sempre com a mesma designação que Espanha nas placas da estrada - com maiusculas - designação de país; aquela região que só tem 3 localidades: Vilamoura, Albufeira e Portimão.

E como se não bastasse ainda vão evoluir o Algarve à posição de região inglesa: Allgarve, com o intuito de atrair mais ingles e estrangeros (lá diz o algarvio). Então nosso amigo ingles vem para um zona onde diz k all (são todos) ...garve...mas o que é que isto quer dizer?O nome até fica engraçado...quer dizer que eles vêm procurar o que nós somos. Tamos todos garving...passará a ser uma designação para apanhar sol de papo para o ar, ate ficar mais vermelho que um tomate e depois comer um prato de sardinhas assadas....ou um hamburguer para os mais novos.

O Algarve é mais do que uma estancia balnear...tem monumentos para visitar, tem serras para descobrir, aguardente de medronho, pratos variados, a melhor laranja do mundo..temos história.

Porque é que com duas semanas de férias a maior parte dos turistas só sabe encher as praias, imitando a moda das latas de sardinhas, pedindo licença aos vizinhos e os gritos que estar a ver a água...secalhar é do sal a fazer arder os olhos....temos 16 concelhos, milhares de freguesias, resmas de sitios calmos, por favor, não vão todos para o mesmo sitio.

E já agora, os senhores aí em cima, não é mudando o nome da terra que as pessoas vêm cá. É mais apostar em formação qualificada, bom serviço médico que dois hospitais não chegam, melhores comboios, um aeroporto da Ota na zona de Faro (não é ser chato, mas os espanhois querem-nos construir em sevilha....ingles já não vem cá...para espanha...understand?

E o Farense e o Porimonense na primeira divisão tambem ajudava...é que temos um estádio que está vazio e tal, está a criar teias de aranha...

E o sr anónimo tambem pode comentar, mas epá eu peço-te uma cena (se conseguires ler o texto até ao fim), faz-me um ccoment assim tipo Fernando Pessoa, Gil Vicente, Saramago...até pode ser um artigo do 24 horas, mas agradecia um coment construtivo, uma coisa que um gajo leia e diga...epah, já sei o que fiz mal.....vou melhor para a proxima, tudo menos erros de deslexia, porque quando se escreve num computador são normais. Fixe

Viva a laranja do Algarve

Sem comentários: