sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Aos grandes heróis



Numa altura em que as manchetes dos jornais de alegram pelo triunfo do Nelson Évora, colocam Portugal a chorar pela falha de Naide Gomes e Obikwelu, numa altura em que decorrem os mundiais de atletismo eu gostaria de reforçar o elevado valor que têm os atletas paralímpicos.


São pessoas tal como nós que pelas muitas fatalidades da vida ficam presas a uma cadeira de rodas, cegas ou são obrigados a enfrentar uma amputação. Tudo bem, de coisas dramáticas podemos falar na TVI. Mas eu pretendo apenas realçar a força e a coragem que eles tiveram de encontrar, vinda qui sá perto da morte, para levantar a cabeça, treinar, chegar a uns jogos olímpicos. E a mensagem que fica é que já aí são campeões. Porquê? porque ali...correm com uma deficiência, que à primeira vista os incapacitaria mas que os torna mais fortes, fortes pelos carros nos passeios, fortes pelo olhar que as pessoas lhes mandam, como se eles carregassem um dos maiores males do Mundo.

Falando directamente dos atletas portugueses e sem nunca desprezar os "normais", ve-se que os nossos atletas paralímpicos ganham tudo o que têm para ganhar, trazendo por trás de si varios anos de reconvalescença e uma total falta de apoio do governo... Mas para o futebol temos dinheiro.

Com tudo isto apenas queria relembrar que os grandes heróis que nós temos estão escondidos e são muitas vezes menosprezados pela nossa sociedade.

Sem comentários: